Oxigênio:

 

É essencial na química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos. Um átomo de oxigênio combinado com dois de hidrogênio forma uma molécula de água.

 

Argônio:

O argônio foi descoberto em 1894 pelos ingleses William Ramsay e Walter Rayleigh. É o terceiro elemento da classe dos gases nobres, incolor e inerte como eles, constituindo cerca de 1% do ar atmosférico. É usado em lâmpadas fluorescentes e em dispositivos ou processos que exigem uma atmosfera inerte.

Apresenta símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40 u, encontrado no estado gasoso em temperatura ambiente.

 

Nitrogênio:

 Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) o nitrogênio é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatômica (N2), formando cerca de 78% do ar atmosférico.

 Além do nome nitrogênio, é chamado ainda de azoto em países que seguem o português europeu. É um elemento químico com símbolo N, número atômico 7 e número de massa 14 (7 prótons e 7 nêutrons ), representado no grupo (ou família) 15 (antigo 5A) da tabela periódica.

 

Óxido Nitroso:

Por muito tempo, o óxido nitroso foi conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar

contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo.

O óxido nitroso se apresenta na forma de um gás incolor,composto portanto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N--N--O. É sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.

 

CO2

O dióxido de carbono é constituído estruturalmente por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico.

Anidrido carbônico ou gás carbônico é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.